sábado, 13 de agosto de 2011

História de Carlos Veloso

Bem, vamos lá começar... Uma altura na minha vida dei por mim com um testículo maior que o outro alguns "cm" (tipo uma bola de ténis ou talvez maior um bocado). Apesar de não me ter doído e não me doer, deixei andar uns tempos, depois decidi ir ao médico para ver o que se passava, fiz uma ecografia e levei a um médico que viu e disse que não era nada de especial.
E então deixei andar... Passado uns tempos começou-me a custar andar e impedia-me de fazer algumas coisas, como por exemplo: jogar futebol e até mesmo ao andar doía-me, ir para a praia ou piscina por vergonha, tinha de escolher as calças que vestia para esconder e não dar nas vistas e também me incomodava um pouco. Então resolvi voltar ao médico para ver de novo pois aquilo não era normal. Então fui e ele voltou a dizer o mesmo: "talvez seja gordura"!!!
E eu, ignorante deixei andar, em vez de insistir e ir pedir uma segunda opinião, BURRO!... Então, depois comecei a namorar e não foi por falta de aviso da minha namorada e de uma amiga muito especial, que me diziam para ir ver o que se passava, eu feito burro deixei andar!
Então, eu acabei o curso que andava a tirar na "EPATV" , comecei a estagiar na "SEIB", onde fiquei a trabalhar. Passado um mês, mais ou menos, começou-me a doer a barriga e a perna esquerda, deixei de ter apetite e comia muito pouco.
Fui novamente ao médico, e este reparou que se passava algo que não era normal, mandou-me fazer exames de urgência.
Depois de fazer os exames a médica mandou-me ir as urgências do hospital "S. Marcos" em Braga, levar os exames. Foi então que fiquei lá internado, "17-09-2008", passado 4 dias fui operado ao testículo, "21-09-2008", onde o retiraram e levaram para analisar. Então viram que era um tumor maligno num estado já avançado... Passado uns dias fui para casa, ao princípio estava tudo bem até que deixei de comer, de dormir, tinha dor nas costas e falta de ar... Fui novamente ao hospital onde fiquei logo internado porque estava muito fraco. Foi então que fiquei internado mais ou menos uns 6 meses. No tempo que lá passei tive bons momentos com os enfermeiros, auxiliares e médicos, mas tembém tive momentos menos bons com dores e mau estar...
Houve uma altura em que não me estava a sentir muito bem, então fui transferido para os cuidados intensivos, estive lá 1 semana talvez. Passei noites sem dormir e outros dias em que dormia. Estava a fazer quimioterapia, o que me deixou sem um único pêlo no corpo (muita gente diz que é frustante ficar careca, mas eu acho que o mais importante na altura, era ficar bom e passar aquela fase menos boa e recuperar, entre isso, ganhar peso, pois perdi 25kg). Como se diz, eu fiquei "pele e osso" e voltei a ser "bebé": tive de aprendar a andar novamente, tinham de me pôr a comida à boca pois não conseguia.
Quando fiquei melhor, os médicos estavam a pensar que me podiam levar para casa, isto pela altura da páscoa e foi então que passei o pior dia da minha vida... Deu-me um ataque de ansiedade e pânico, pensei que ía morrer naquelas horas. Foi o dia em que chorei e chorei! Foram as piores horas da minha vida. Então uns dias depois lá vim mesmo para casa, numa cadeira de rodas... E no dia seguinte voltou-me a dar o ataque de pânico, mas mais leve e fui às urgências onde fiquei novamente internado por mais uns tempos.
Depois da páscoa voltei para casa, onde recuperei uns quilos e voltei a ganhar alguns dos meus pêlos.
Depois foi fazer um PET, onde descobriram 2 pequenos tumores na barriga: mais uma vez, dia "04-08-2009" fui internado e fui operado dia "05-08-2009". Correu bem e passado uns dias voltei a casa. Dia "03-10-2009" fui internado, mas desta vez no hospital de Gaia para ser operado ao pulmão direito. A operação não correu muito bem e passado 2 dias voltei a ser operado. Passei 2 ou 3 dias nos cuidados intensivos, mas depois lá recuperei e voltei para o meu quarto e 1 semana depois fui para casa.
Foi então que recuperei uns quilos e a minha vida voltou quase ao normal...
A minha médica teve a ideia de resolver o meu caso, ou de melhorar o meu problema, fazendo um autotransplante de medula no IPO no Porto.
Já tinha os dias marcados para ir fazer a colheita das células quando ganhei febre e fui ao hospital S. Marcos. Voltei a ficar internado devido a uma infecção no pulmão. Tive internado 2 semanas e saí dia "05-02-2010". Tive de adiar o autotransplante e agora vou ter de esperar por uma nova oportunidade...
Então, essa oportunidade chegou e já fiz a colheita das células. A colheita costuma ser feita em 3 dias, no máximo, mas no meu caso correu tão bem que fiz no próprio dia em que fui internado e no dia seguinte vim embora. Agora estou à espera que me chamem para fazer o autotransplante...
Agora, no fim de Abril, chamaram-me do IPO para ir fazer exames ao coração, rins, sangue, dentes... E no dia 4 de Maio vou ser internado para fazer o autotransplante. Finalmente! Espero que seja desta! :D (Apesar de estar também com um bocado de medo, talvez por já ter passado algumas coisas e saber que posso passar por tudo outra vez, voltar a fazer a quimioterapia e voltar a sentir aquele mau estar e mal-disposto *_º mas tem de ser!).
Dia 04-05-2010 fui internado no IPO: o primeiro dia foi para colocar o cateter (não sei se é assim que se escreve xD).
No segundo dia comecei, então, a sessão de quimioterapia, logo comecei a sentir os sintomas habituais: cansaço e má disposição, mas lá passou o dia. No dia seguinte houve um pequeno problema: o cateter estava numa artéria e devia estar numa veia, lá tiveram de retirar e colocar outro e tive de adiar a quimioterapia para a noite.
Agora, por fim da quimioterapia já fiz o autotranspalante, ainda me sinto cansado, mal disposto e por ai...
Agora é esperar que não apareça nenhuma complicação, pois as defesas vão baixar e logo se vai ver o que vai aparecer.
Passei agora uma fase em que ganhei febre, feridas na boca e costava-me a engolir.
O cabelo começou-me a cair, até que eles decidiram cortá-lo bem curto para não andar a "espalhar cabelos pelo quarto". :D
Passado uns 3 dias, depois de o cabelo me ter começado a cair, numa noite em que fui ao WC e lembrei-me de passar a cara por água, olhei para as minhas mãos e tínha-as cheias de pêlos da barba. A barba caiu-me em 10minutos! xD Posso dizer que "cortei a barba a chapada".
Agora, dia 22-05-2010, já me sinto melhor, menos enjoado, menos cansado, a febre baixou e as feridas da boca estão a melhorar, as minhas defesas estão a subir. Agora é ter paciência e esperar...
Hoje, dia 25-05-2010, a médica disse: "amanhã, em príncipio vais embora". xD
Agora sim, sinto-me melhor, finalmente em casa! :D Agora tenho as minhas limitações na comida: não posso comer tudo o que gosto, mas enfim, nunca pior. Para já não posso sair de casa, tenho consultas de rotina quase todas as semanas, mas tem de ser.
Agora é paciência e cuidado e logo, logo volto ao normal.
Um mês +/- depois de vir para casa e de ter ido algumas vezes a umas consultas já posso ter mais "liberdade", sair a rua, dar umas voltas e carro (estava ja com saudades de andar de carro), mas tendo os coidados do costume. O cabelo ja esta a querer nascer tal como a barba (que não fazia lá muita falta, mas é uma coisa dos homens :D ).
Com isto tudo nem cheguei a dizer onde estou, infelizmente e felizmente estou na casa de uma tia, primeiro por a minha casa não tinha condições para eu estar, é muito "limitada para a minha situaçao". E felizmente poque tive sitio para onde ir e aqui n se esta mal, é diferente. A nosso casa pode ser como é mas é sempre a nossa casa. mas agora ja posso ir até lá e matar a saudades.
Agora passados 6meses do autotransplante de medula sinto me bem :) já posso andar mais a vontade não abusando muito é claro. Fiz novos exames e ta tudo bem dentro do pussivel, "nunca pior".
Aanda ando a dormir na casa de uma tia, apesar de o meu irmao mais velho nos ter ajudado a comprar uma casa, mas ianda n posso ir para lá, ta quase :D
Ja me disseram para falar um pouco mais de mim daquilo que sinto mas tambem não sei bem o k dizer, sao coisas que se sentem e são dificeis de dizer, mas de uma forma geral sinto me bem apesar de não ter nada que fazer mas vou me intertendo com algumas coisas, como por exemplo os meus desenhos que é o meu "trabalho".
Já ao tempo que não escrevia aqui nada, pode se dizer que é bom sinal :D
Tenho feito exames mensalmente e tem tado tudo mt bom, a recuperaçao tem corrido bem. Agora em março "03\2011" vou fazer novos exames, um TAC, para saber como as coisas vão. Em maio dia 13 tenho de ir ao IPO no Porto, Faz 1 Ano que fiz o Autotranspante de medula.
Hoje dia 19 de Abril 201 doi fazer mais um TAC para levar em Maio para o IPO. Apesar de ser uns meses depois da quimioterapia continuo 'sem veias', tenho veias claro mas tao fininhas e duras....hoje para me colocarem o contraste para fazer o TAC foi picado por volta de 14vezes por 3 enfermeiros diferentes, depois de tantas tentativas la conseguiram 'encontrar' uma veia, mas por azar durante o TAC ao injectar o contraste a veia 'intupiu' e la tive de fazer o TAC sem contraste e todo furado lool.

Hoje felizmente as coisas estao controladas, so falta me livrar das vacinas que tenho levar mensalmente...
Tudo isto para vos dizer que se estiverem nesta situação ou algum dia passaram por ela, não se deixem ficar só por uma opinião médica, oiçam mais que uma opinião para atacarem o "maldito" bixinho o mais rápido possivel.... Incentivo todos a LUTAREM, pois com esforço tudo se resolve...FORÇA...

Abraço Carlos Veloso

2 comentários:

  1. Espero que possa ajudar mt gente com a minha 'historia', obrigado amiga por publicares :)
    Tudo de bom para ti, beijinho :)

    ResponderEliminar
  2. Amigo não tens de agradeçer, desde o primeiro momento que conheçi a tua história fiquei impressionada com a tua força de vontade :)
    Para mim é um gosto publicar isso, quantas mais histórias diferentes melhor, para mostrar-mos as pessoas que estão na mesma situação, que nada é impossivel... :)

    ResponderEliminar